Unid4_Ativ1_PensandoSobrePossíveisMudanças_IvoneCorrea
Pensando sobre as possíveis mudanças na forma de o aluno aprender
Atualmente com as tecnologias é visível à revolução no processo de ensino-aprendizagem. Uma maneira boa que possa ajudar nas mudanças na forma de o aluno aprender, é informatizando os métodos tradicionais de instrução. A criança vive em um mundo que se prepara para o século XXI. Hoje as mudanças do sistema de produção e dos serviços, as novas tecnologias e sociais exigem um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e que seja capaz de se adaptar às mudanças da sociedade. Por isso, o aluno não pode mais ser visto como um depósito que deve estocar os conteúdos transmitidos pelo professor.
É necessário tornar a escola mais motivadora e interessante, para motivar e despertar a curiosidade do aluno. Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situações de resolução de problemas é uma razão nobre do uso do computador.
A mudança do paradigma educacional deve ser acompanhada da introdução de novas ferramentas que devem facilitar o processo de expressão do nosso pensamento. Como por exemplo, o papel do computador na Educação que pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como ferramenta. A mudança de paradigma educacional deve ser vista como algo que vai além da vontade política e econômica, pois os domínios da ciência estão cada vez mais sofisticados, exigindo notações e meios de expressão dos fenômenos desses domínios cada vez mais complicados e difíceis de serem assimilados. É necessário usar uma ferramenta que facilite a expressão do raciocínio e a reflexão e a depuração do mesmo. Felizmente podemos criar novas estratégias que possam ajudar e diversificar a rotina das aulas como: diversos projetos relativos ao uso do computador na educação procuram criar as condições para uma mudança de paradigma educacional. Essa mudança é necessária para formar profissionais capazes de criarem e pensarem.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário