quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Plano de Aula

PLANO DE AULA
1 – IDENTIFICAÇÃO: Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante – Situado à Av. Castelo Branco nº 1914 – Vila Maria - Miranorte - TO 1.1 – PROFESSORAS: Eloína Pereira de Oliveira e Maria Célia Gomes de Sousa Adirce de Sousa Lobo Abreu e Ivone Corrêa da Silva Coordenadora 1.2 – ESTABELECIMENTO: CEM Rui Brasil Cavalcante 1.3 – MUNICÍPIO: Miranorte - TO 1.4 – E-MAIL: adirceabreu@hotmail.com eloina_oliveir@hotmail.com mmariacellia@yahoo.com.br 1.5 – DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1.6 – CONTEÚDO: Funções da Linguagem 1.7 – SÉRIE: 1ª série 2 – TEMA: Identificando as funções da linguagem 3 – COMPÊTENCIA: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações de acordo com as condições de produção e reprodução. 4 – HABILIDADES: • Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução; • Estabelecer relações entre os recursos expressivos empregados no texto e os efeitos de sentido produzidos por ele. 5 – DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: *Aula expositiva, com apresentações de slides utilizando O Data Show. *Discussão teórica e socialização com a turma sobre o tema abordado; *Leitura de textos que permeiam as diversas funções da linguagem; *Comentários das dúvidas levantadas pelos alunos; 6 – RECURSOS METODOLÓGICOS: Data show Computador MATERIAL DO ALUNO: Caderno, lápis, borracha, apostila. 7 – AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula aproveitando os erros e as situações de aprendizagem; RELATÓRIO DA AULA: O uso dos recursos tecnológicos transforma o ambiente da sala de aula, tornando-a interessante e motiva o alunado. Ao comunicar que a aula seria ministrada na sala de vídeo os alunos ficaram estimulados e a participação foi efetiva, além disso, com essa diversificação trabalha-se também a leitura visual. Do decorrer da aula percebeu-se que a atenção do aluno foi despertada e com isso foram feitos vários questionamentos sobre o conteúdo ministrado que por sua vez não é tão simples, uma vez que funções da linguagem é um assunto que os alunos tem dificuldade de absorver pelo fato de ser muito complexo. Sabe-se, contudo que esta atenção redobrada da classe, deve-se à utilização dos recursos tecnológicos que além de facilitar o aprendizado do aluno e o trabalho do professor, modifica a rotina da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário